quinta-feira, maio 04, 2006

 

O Mix de Marketing está mudando...

Os elementos do Mix de Marketing são comumentemente definidos como Produto, Local, Pomoção e Preço (4Ps: product, place, promotion, price), de forma a caracterizar o Posicionamento no mercado.

Mas agora o Mix está mudando, pois o mundo está mudando.

Local virou Presença, pois o produto não precisa agora ficar nas lojas, apenas visível para ser pedido e entregue, caso das lojas on-line (Amazon, Mercado Livre, etc).

Promoção virou Persuasão, pois agora não são os anúncios de televisão que convencem o consumidor, mas uma sala de bate-papo ou um comentário on-line. É fazer florecer o boca-em-boca on-line.

Posicionamento virou Preferência, pois não mais a colocação do produto baseado em qualidade-preço no público-alvo é suficiente, a busca das preferências de cada consumidor com base na sua história de compras para a colocação dos produtos passa a ser determinante.

Preço estático para preço dinâmico, pois o preço deixa de ser o elemento estratégico de rentabilidade, se tornando um valor cada vez mais próximo de uma proporção do valor do custo médio de produção. A competição tende a ser plena.

Produto virou Personalização, pois considerando que preço deixa de ser a principal oportunidade de rentabilidade, a customização extrema se torna o principal elemento de convencimento do cliente.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?