quarta-feira, maio 10, 2006

 

Como precificar seu produto ou serviço?

É uma boa pergunta.

Apesar de toda a teoria microeconômica, o lucro vem normalmente das situações particulares que fogem das premissas básicas das análises microeconomicas: competição plena, simetria de informações e produto indiferenciado.

Joel Spolsky escreveu um artigo muito interessante sobre precificação de software a alguns anos atrás. Ele analisa vários elementos importantes como a curva de demanda, segmentação de mercado para discriminação por preço, valor presente e mercados de volume e de vendas isoladas.

Ele mostra que vários deste elementos são fáceis de entender e usar, mas que o complicado é prever o comportamento do mercado consumidor, fazendo disso mais uma arte do que uma ciência.

Trecho:
The answer is really complicated. I'm going to start with a little
economic theory, then I'm going to tear the theory to bits, and when
I'm finished, you'll know a lot more about pricing and you still won't
know how much to charge for your software, but that's just the nature
of pricing. If you can't be bothered to read this, just charge $0.05
for your software, unless it does bug tracking, in which case charge
$30,000,000 for it.

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